aranha

 

 escorpião

CONTATO

ecos@ecosertanejo.com.br

Atualizado em

05/06/2010 10:14

  Picadas de aranha  Picadas de Escorpião

A maioria das picadas de aranha são muito doloridas, mas não são perigosas para um adulto.

A picada  da "armadeira" (na foto) que encontramos principalmente nas bananeira podem provocar forte mal estar (muita dor no local da mordida) em um adulto e pode ser perigosa para uma criança.

Para melhorar a dor, que pode durar vários dias, coloque o braço ou a perna em água quente, sem queimar, ou aplique compressas quentes. Diz a lenda que esmagar a aranha e esfregar na picada atenua os sintomas.

Para crianças a picada de aranha pode ser perigosa. No Brasil, temos o soro anti-aracnídeo, que precisa ser aplicado o mais rápido possível quando a criança ou o adulto for picada perto da cabeça ou tronco.

Dê logo aspirina contra a dor, pois a dor também pode ser perigosa.

Outra picada  comum é da aranha marrom que se esconde nas roupas usadas sobre móveis para serem usadas no dia seguinte. A picada desta aranha não dói mas os sinais aparecem no dia seguinte com uma marca roxa. Após dois dias a urina poder ficar escura, cor de coca-cola pois o veneno ataca os rins.

Procure ajuda imediatamente pois é necessário tomar soro.  

Os escorpiões mais perigosos da Brasil pertencem a duas espécies:

Tityus serulatus (amarelo) e Tityus bahiensis (vermelho escuro, quase preto). Encontram-se principalmente em certas regiões de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Vivem em cupins, pedras, muros casas velhas. sua picada, extremamente dolorida pode ser mortal para uma criança.

 

Trate de picada de escorpião da mesma maneira que a picada de aranha. O soro também atua contra o veneno do escorpião.

Trate imediatamente, principalmente se for criança com mordida entre o tronco e a cabeça.